O Arcanjo Mikhaél ou Miguel, os Anjos ou Orixás – Umbanda e Catolicismo
Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)
A palavra Arc, de Arcanjo, significa Principio Supremo, anjo significa mensageiro. Unindo essas duas palavras formam muitas outras, como Líder dos Mensageiros, Superioridade Angélica, Capitão dos Anjos.
O Arcanjo Miguel ou Mikhaél, é cultuado em muitas formas de fé, inclusive a Umbanda.
O nome Mikhaékl significa Aquele que é como Deus.
Mikhaél é um Arcanjo de extrema luz, muito evoluído espiritualmente mesmo, que nos ajuda, suprindo todos os policiais espirituais de nosso planeta, que são os Guardiões, Exus ou Dharmapalas.
Cada guardião, exu ou dharmapala dá a sustentação, tanto os iluminados como os não iluminados, das energias necessárias para esses policiais pratiquem os seus trabalhos.
Os Anjos, seja qual for sua ordem na hierarquia, eles dão sustentação a todos os seres que precisam de energia.
Os anjos ou Orixás pegam as energias que existem dentro de Deus, que são infinitas, assim como o universo e os universos são infinitos, dando sustentação a tudo o que existem, e cada um trabalham em uma coisa diferente.
Deus e o Anjos tem um amor maravilhoso por nós, nos dão sustentação a tudo, fazendo tudo na hora correta e visando sempre nossa evolução espiritual, que é o que aumenta nossa capacidade de felicidade.
Cada anjo ou Orixá trabalha em um campo especifico que é responsável por manter, criar ou melhorar algo na realidade.
A Umbanda chama esse arcanjo de Mikaél, e anjos, seja do lugar da hierarquia que estejam, são Orixás.
No Cristianismo, mais especificamente no Catolicismo, foi aí que surgiu a ideia dos anjos serem homens ou mulheres alados.
Mas diversos católicos, incluindo sacerdotes, falam que na Bíblia não fala sobre anjos serem seres alados, e muito menos humanos.
Existe a descrição de anjos, mas eles são muito diferentes do que nessas descrições de seres alados.
Também não sabemos qual é a aparência de Deus.
Um ser iluminado pode se tornar um anjo em um nível muito elevado de consciência, de evolução.
Na Bíblia Miguel é falado em três vezes no Antigo testamento, que é o mesmo livro da Torah dos Judeus.
Miguel também é citado no Livro do profeta Daniel, como príncipe dos príncipes, e aquele que se levantará no tempo das perdições, que é no Apocalipse.
A Bíblia é uma junção de muitos livros, de muitos autores, do qual Daniel faz parte.
No Catolicismo os Anjos são os intermediários entre nós e Deus, e na Umbanda os Orixás também.
Os Orixás nos ajudam nos enviando grandes quantidades de energia divina para que consigamos obter felicidade ou diminuir e acabar com os sofrimentos.
Para cada coisa necessita de uma energia diferente, e na Umbanda as entidades chamam os Orixás, que são seus superiores para irradiar energia aonde é necessário, com a energia que é necessária.
Miguel é falado no Catolicismo como o Chefe das Milícias celestes, o que significa o mesmo que a Umbanda ensina.
Na Umbanda existe a incorporação dos soldados de Mikhael, o grande Arcanjo, que são os guardiões ou exus, os policiais do plano espiritual.
Um dos guardiões fala que Mikhaél é um anjo de tamanha evolução, que quando veem ele lá de longe, só enxergam uma luz imensa.
Os Orixás não têm forma humana, mas tomam essa forma para nos ajudar.