A Ação das Orações no Cérebro
Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateda)
As orações trazem muitos benefícios aos seres humanos, e isso é uma coisa cientifica, pois existem pesquisas nessa área, pesquisas que são muito pouco divulgadas, que sofrem muitos preconceitos, caras fechadas e incitações.
Muitos querem contribuir com pesquisas sobre temas espirituais e paranormais, pois muitos que fazem a pesquisas, a estão fazendo porque acham que vai dar errado, e desejam mostrar isso para o mundo.
Mas as pesquisas mostram o contrário na verdade, que as coisas espirituais realmente existem.
O Doutor Fabio de Abreu Agrela, que é PhD em neurociências, e membro da sociedade de Neurociência dos Estados Unidos da América, ele afirma que a oração tem ações que influenciam o cérebro.
Dr. Fábio diz que a oração ativa o certas áreas especificas do cérebro, como o córtex pré-frontal e o córtex cingulado posterior e inferior, que são áreas ativadas pela reflexão sobre si mesmo, que pode trazer o autoconhecimento e a empatia.
A empatia é fruto também do autoconhecimento, e aí achamos uma relação com algo que é considerado espiritual pelas religiões e filosofias do Espiritualismo.
Quem ativa ou acaba usando essas áreas do cérebro, como a amígdala, o que acontece é que diminui o estresse e equilibra emoções negativas.
A oração libera endorfina e traz um bem-estar geral.
Sendo assim, quando não estamos bem podemos orar, que isso só nos faz bem, e quanto mais fazermos, o quanto melhor.
A Psicologia Transpessoal ensina que as pessoas que ficam oras rezando, e essa pratica acaba sendo como a repetição de mantras, o que acontece é essas pessoas são muito mais humildes, e não estamos falando de riqueza material, mas sim espiritual, que é a ausência ou diminuição do orgulho, da vaidade e da soberba.
Se a oração funciona como mantras, os mantras também funcionam e trazem o mesmo efeito de trazer a humildade.
Muitas práticas como a meditação budista entoando mantras, os católicos passando horas rezando com os rosários, o Ho oponopono, todas funcionam iguais e liberam hormônios da endorfina.
Essas experiências além de mostrarem que o espiritual existe, ou o poder da mente, ou a Lei de Atração, tem muitos benefícios físicos e psicológicos.
Para a Psicologia, quanto mais uma pessoa se autoconhece, mais saudável psicologicamente ela é.
Orações, mantras, mandalas, visualizações e afirmações podem auxiliar muito em nossa evolução espiritual, que é o nosso autoconhecimento.