As Técnicas da Psicologia Transpessoal

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

O nome Psicologia significa estudo da psique.
Psique é o que somos por dentro, de tudo o que nos compões internamente, que faz com que pensamos e sentimos.
O que vamos expor agora, no parágrafo de baixo, não é algo que vai ajudar a entender esse tetxo, ou a Psicologia Transpessoal, mas é algo interessante que quem conhece um pouco de Psicanálise e a linha analítica de Jung, é algo interessante que gostaríamos de expor.
O que nos compõe, por exemplo, é o consciente, o subconsciente, o inconsciente, o inconsciente coletivo, o ego, o ide, o superego, os arquétipos e muito mais. Tudo isso são estruturas psíquicas.
Essa composição psíquica é estudada pela Psicanálise e Psicologia Analítica.
O objeto de estudo da Psicologia Transpessoal são os estados de consciência diferente do que nós vivemos quase sempre, que são os extados expandidos de consciência.
Sendo assim, esses extados expandidos de consciência podem ser provocados, e eles trazem autoconhecimento e cura psicológica, ou seja, a cura de sofrimentos, problemas, modos de enxergar e interpretar a vida e as pessoas.
As técnicas são:

1-Visualização Ativa – O inconsciente funciona com imagens, e podemos imaginar algo traumático que aconteceu em nosso passado e acrescentar algo que mentalizamos nessa cena, e sendo assim ocorre uma dissolução do trauma, o deixa mais leva acabando com emoções negativas, densas.
A Visualização ativa também é usada fazendo uma visualização do que queremos na vida, no futuro, e então vamos abrindo o caminho para esse acontecimento. 
A visualização ativa também pode ser usada para imaginarmos coisas relaxantes, assim diminuir nossas ondas cerebrais, o ritmo de nossa respiração.
Quando algum órgão está adoecido, usamos a técnica da visualização ativa para mentaliza-lo, e vê quais informações você pode obter com ele, vendo quais conteúdos simbólicos obtemos.

2-Trabalho com Mandalas – Mandalas são Círculos ou diagramas simbólicos usados para diferentes fins, como autoconhecimento, autoestima, limpeza energética, cura, positivismo, tratamento de depressão, TOC, transtorno bipolar, anorexia, bulimia e etc.
Nós temos muitas praticas com mandalas aqui no site, é só ver as instruções, que são curtas, de como usar elas, e começar a utiliza-las.

3-Hipnose Transpessoal – É uma técnica de indução (técnica que leva ao transe) que traz os pacientes a estados de expansão da consciência, que opera trazendo segurança, estima, amor, pertencimento, espiritualidade, alma e missão de vida.

4-Relaxamento – As técnicas de relaxamento servem pata que o cliente permita o acesso ao seu interior, e precedem a técnicas de meditação para entrar em contato consigo mesmo e obter o autoconhecimento.
Uma das técnicas de relaxamento é o controle da respiração, e outras é fazendo visualizações ou relaxando cada parte de seu corpo.

5-Técnicas de meditação – Existem muitas técnicas desse tipo, e servem para não nos deixarmos levar pelos pensamentos, apenas os deixa-los passar, deixando a mente limpa e levando a um extado de expansão da consciência.
A meditação é muito comum em filosofias e religiões orientais, mas aqui no ocidente passam a ser muito utilizadas também.
Nós aqui do site, temos muitas técnicas de autoconhecimento, onde você pode ler as instruções de como fazer e praticar, das quais você pode seguir as instruções e praticar, assim como muitos textos abordando o assunto.

6-Recursos verbais e de escuta ativa – É prestar atenção no interlocutor, a sua forma de verbalizar, fazendo isso prestando atenção nos sinais verbais e não verbais.

7-Técnicas Expansivas – São experiências de alegria e êxtase. Elas ajudam a integrar o ser humano, não fazem a vivencia de o trauma desaparecer, mas sim que possamos lidar com ele, e fazer ele parar de gerar dor.
Podem ser geradas com Mindfulness ou outras práticas de meditação.
A transcendência de um trauma é fazer com que ele perca a dor do trauma, mas não a lembrança dele.
Nós libertar de nossas dores é tudo o que precisamos.