A Linha da Esquerda da Umbanda
Por: Ryath (Inspirado espiritualmente por Marcelinho)
A linha de esquerda da Umbanda é muito mal compreendida, pois atua na transformação das negatividades em positividades, e nem sempre esse é um processo indolor, já que existe o karma.
Então existe muito medo sobre isso, além de confusão.
1-Os Guardiões e Guardiãs
As entidades que trabalham na esquerda são os policiais do Plano Espiritual, os guardiões e guardiãs, também chamados de Exus e Pombas Giras, que são muito diferentes dos Orixás que tem esses nomes, sendo tipos de seres diferentes.
Orixás não são entidades, são deidades.
O trabalho dos guardiões é de proteção, não somente como policiais, mas também como bombeiros, conselheiros financeiros e no amor, eles fazem limpeza, desobsessão, quebra de magia negativas e muitos trabalhos do tipo.
Os guardiões reconduzem os seres a um caminho de evolução espiritual, e com esse trabalho realizam fazendo seus resgates nos planos inferiores, e muitas vezes para realizar para resgatarem uma alma das trevas, eles têm que enfrentar muitos seres trevosos que não querem perder um servo seu.
Isso acontece porque esse espirito já pode ir para luz em um caminho mais construtivo para si mesmo.
As luz não esquece ninguém, e os seres que enfrentam os guardiões, um dia também, muito provavelmente também serão resgatadas, quando estiverem prontos para trilharem um caminho melhor, fazer uma autoconsciência.
Os resgastes nos planos inferiores trazem nem sempre espíritos prontos para evoluir, mas espíritos que querem sair das trevas por diversos motivos, como por estarem sendo perseguidos lá, por estarem em uma situação muito ruim, então a luz pega esses espíritos negativados em troca deles trabalharem para luz, os educa, mostram os motivos dos seus sofrimentos, que é a geração de karma deles por eles mesmos, e vão perceber isso realizando as atividades para a luz, e assim tem grande chance de decidirem por um novo caminho, melhor que o antigo, um caminho de evolução espiritual.
A luz e Deus não esquece ninguém, e um dia todos iram para luz, mas mediante o trabalho dos seres que trabalham para o positivo.
É na luz que se encontra a felicidade, e quanto mais evoluídos são as pessoas, maior são a capacidade de suas almas de serem felizes, claro que o que os espíritos passam podem ajudar ou atrapalhar nisso.
Os guardiões da Lei atuam como policiais, jamais justiceiros, quem dá a sentença são os Orixás a partir de Deus.
2-Os Orixás Cósmicos e Exu
Os Orixás da Justiça são Xangô e Egunitá, são eles que definem o que a Lei deve fazer.
A Lei executa o que a justiça determina.
Existem também os Orixás da Lei, que são Ogum e Iansã, que trabalham na irradiação divina que trabalham os guardiões.
Os Exus também trabalham na execução de karmas, assim como os Orixás cósmicos, que são:
1-Na fé, Oiá.
2-No amor, Oxumarê.
3-No conhecimento, Obá.
4-Na justiça Egunitá.
5-Na Lei Iansã.
6-Na evolução Nanã.
7-Na geração Omulu.
Esses Orixás, além das Pombas Giras e os Exus-Mirins trabalham na esquerda.
Cada um desses Orixás atua no karma dos seres em seu determinado campo de atuação, como o campo da fé com os padres, freiras, sacerdotes, pastores, monges e etc. que fazem mau uso da fé, assim como leigos, praticantes, céticos e ateus, que professam a falada de fé ou sua desvirtuação, o mesmo ocorre com os Orixás de outras linhas em seus respectivos campos de atuação, como os do amor, conhecimento, justiça, Lei, evolução e geração.
Os Orixás Cósmicos trabalham não somente no karma, mas em um extenso campo na negatividade, inutilidade, desequilíbrio, vícios e desnecessidade nos seus respectivos campos de atuação.
Os Orixás Universais emitem suas qualidades, que são a fé, o amor, o conhecimento, a justiça, a Lei, a evolução e a geração em toda realidade, mas já os Orixás Cósmicos, eles trabalham absorvendo tudo o que não está de bom nas sua linhas.
Então os Orixás cósmicos não transmitem as qualidades de seu campo de atuação, mas absorvem tudo o que está negativo, inútil, desequilibrado, viciado e desnecessário em seu campo de atuação, trazendo a renovação das coisas e a possibilidade que o positivo exista e se propague a tudo, acabando com o negativo e desnecessário.
Os Orixás Universais transmitem o bom, e que é desvirtuado ou não é mais necessário, é acabado pelos Orixás Cósmicos, os equilibradores do universo.
Enquanto a direita trata de aumentar o positivo, a esquerda em lidar com o negativo da melhor forma possível e de acordo com as determinações de Deus e dos Orixás.
Fiquem com luz
Seres de luz
Do seu amiguinho, Erezinho, o Marcelinho